A Elite da Ignorância


A escolha desse tema para inaugurar este blog, simples, sem nenhum layout sofisticado é uma mera coincidência visto que de algum modo se deveria começar. As fotos de fundo? Ah, sim. São de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, e Serra respectivamente. Representam a intenção inicial deste blog, que busca o acompanhamento de situações políticas do cenário nacional e do cenário local. Melhorias estão previstas. Mas.... voltemos os nossos olhos para o cenário nacional... 
Segundo o dicionário Houaiss, "Elite" quer dizer:

"1 o que  de mais valorizado e de melhor qualidadeesp. em um grupo social
2 soc minoria que detém o prestígio e o domínio sobre o grupo social"

Definitivamente "as elite" termo muito usado por governos petistas, sobretudo pelo ex presidente Lula, dão cada vez mais razão ao petista, e estão casa vez mais longe do seu significado definido no dicionário. Como nunca antes na história deste país... (Lembrou de algo?) A Elite brasileira se comporta de maneira incompatível com sua formação, cultura, e poder aquisitivo. Deveras, sabendo que sua classe foi um importante pilar na eleição de um governo que não se preocupa muito pobres. Na verdade, não fosse a pandemia Paulo Guedes e sua turma já mais saberia da existência desta espécie de ser humano. Tão raro de se vê, quase como espécie ameaçada de extinção, pelo menos no mundinho onde convivem. Talvez uns raros espécimes que lavam, passam, servem suas refeições em restaurantes que custam mais do que um mês de trabalho destes. Não obstante de um lado temos a primeira dama do Estado de São Paulo dizendo em entrevista a Val  Marchiori (cujo nome tive que pesquisar no Google. A final não é Silva, Santos ou Oliveira, né?) sugerindo que pessoas em situação de pobreza, assim vivem por escolha própria. Bom, há de se fazer justiça ao governador, que em nada compactua com essas idéias, e faz um bom trabalho, dentro das limitações, nesta área.

Essa maneira de se vê superior aos indivíduos "mal formados" e pouco endinheirados chegou ao seu nível mais deprimente quando vimos a pouco uma Engenheira Química sair em defesa de seu companheiro, ao serem abordados por uma equipe de fiscalização da prefeitura do Rio. Ao ver o senhor ser chamado de, acreditem, "cidadão", não pensa duas vezes e põe este ser humano de espécie diferente e inferior no seu devido lugar. Abaixo a fala da engenheira:


“Cidadão não! Engenheiro Civil, formado! Melhor do que você!” 

Parece que a "Elite Ignorante" se comporta cada vez mais da forma como seu interior é formado: de diversos preconceitos inclusive preconceitos sociais.

Mas a vida tem algumas reviravoltas. As vezes nem é preciso muito tempo para que isso aconteça. A Engenheira foi demitida de sua empresa, e o mais interessante de tudo, é que segundo matéria do Correio Brasiliense, o fiscal era nada mais, nada menos que  o Superintendente de inovação, pesquisa e educação da Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Flávio Graça, que poderia ser gari e ainda sim a situação não seria menos vexaminosa pra essa senhora, curiosamente era formado "melhor que ela". 

Um país que busca desenvolvimento não pode ser regido por uma elite que age desta maneira ou ficaremos para sempre com o rótulo de país subdesenvolvido. Pois domínio ainda tem sobre o povo agora prestígio está bem longe de ser uma realidade.

Por Maxwell Barbosa

Comentários